O  Handler


O Handler é o profissional que apresenta cães em exposições e seu trabalho é tentar, ao máximo, esconder os defeitos e ressaltar as qualidades de cada cão que apresenta. Ele é responsável por cuidar desde a preparação, que inclui adestramento, banho e tosa, até a apresentação do cão.
Não é obrigatório ser um Handler profissional para apresentar cães em exposições. Atualmente o Handler é muito mais do que um apresentador, sendo responsável também pela preparação física e auxiliando o cliente na escolha e/ou compra de exemplares de boa qualidade. Cabe o Handler manter os cães de seus clientes em condições ideais, pelo período em que os animais estiverem sob sua tutela.

Para se tornar um Handler pode-se optar por fazer um curso , mas não há nada melhor do que trabalhar como assistente de um Handler experiente para aprender não só o que se vê nas exposições, mas também o que se é feito no dia-a-dia da preparação dos cães.

Vale salientar que a maioria das pessoas que se tornaram handlers começaram apresentando os seus próprios cães, clientes serão consequência de um bom trabalho.

Qualquer pessoa, até mesmo as crianças podem apresentar cães em exposições, desde que o cão não ofereça risco aos demais competidores; fica a critério dos juízes e da superintendência da exposição avaliar essa situação.

QUANDO DEVE-SE CONTRATAR UM HANDLER?


Normalmente o cão tende a não se portar quando apresentado pelo proprietário pois não lhe tem muito respeito, afinal, via de regra, este é aquele que o acompanha nas brincadeiras e muitas vezes não consegue conter todo o entusiasmo do cão e nem fazê-lo obedecer corretamente nas exposições para que ande corretamente e fique parado corretamente quando necessário para ser devidamente examinado e julgados pelos juízes.

COMO SABER QUE O HANDLER QUE ESTA SE ESTÁ CONTRATANDO É O MELHOR?


É muito importante observar nas exposições a condição física em que o cão se encontra. Se está feliz, se o handler é paciente e carinhoso com os cães, se a apresentação propriamente dita mostra variados tipos de técnicas em função da diversidade de raças e temperamentos e não um padrão único para todos os cães. O Handler também precisa ser uma figura cordial, discreta e vestida de acordo. A observação desses fatores levará o cliente à escolha de um bom handler.

COMO DEVE SER O PERFIL DE UM HANDLER?


Deve ser o mais versátil e dominar o maior número de raças, além das características acima citadas. 

COMO FUNCIONA UMA EXPOSIÇÃO?


Uma exposição canina é realizada para qualificar, classificar e selecionar exemplares que tenham potencial para aprimorar a criação de cães. É claro que os proprietários dos cães vencedores festejam efusivamente as vitórias, mas somente um vence.
A qualificação será sempre mais importante do que a classificação. A classificação  é estabelecida por comparação entre os cães presentes e o número de exemplares inscritos ou presentes não interfere na qualificação, que é feita por um árbitro, de acordo com suas virtudes e suas faltas.
Pode acontecer numa exposição, que um exemplar classificado como Melhor da Raça receba uma qualificação apenas Suficiente e, em outra raça, outro cão classificado em 3º lugar ganhe uma qualificação Excelente.

Direitos Autorais:  Erika Soós – Artigo Publicado na  revista GuiaCães 2005
, 30/08/2017

Entre em contato