Normalmente em cada ‘evento’ é realizadas mais do que uma exposição. Assim, ao participar de apenas um evento os cães são julgados por vários árbitros, sendo que cada árbitro caracteriza uma exposição autônoma.

    Para participar dessas exposições não é preciso ter um canil nem ser filiado ao clube que está organizando a exposição. Os pré-requisitos para inscrever o seu cão é que ele tenha pedigree reconhecido pela Federação Internacional FCI e idade acima de 6 meses. Também não é preciso ensinar muitas coisas ao cão. Ele precisa, basicamente, caminhar junto e do lado esquerdo do condutor.

COMO É UMA EXPOSIÇÃO DE ESTRUTURA E BELEZA?


    Existem três tipos de exposições de Estrutura e Beleza:

    Exposição Geral de Todas as Raças:

    É um evento de âmbito geral do qual participam todas as raças que, depois, são comparadas entre si para avaliar o nível geral da criação de cães. Dividem-se em:

  1. Exposição Nacional: julgada por um árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam do Campeonato Nacional.
  2. Exposição Panamericana: julgada por um árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam do Campeonato Panamericano.
  3. cExposição Internacional: julgada por um árbitro de grupo ou de todas as raças onde os cães participam do Campeonato Internacional.

    Exposição Especializada de uma Raça

    É o evento onde só participam exemplares da mesma raça e têm por objetivo ressaltar as qualidade e faltas particulares da raça analisada. Julgada por um árbitro especializado, normalmente criador da raça.

    Match de Raça

    É um evento de âmbito regional, julgado por um criador da raça e que tem também o objetivo de formar futuros Árbitros de Exposições.

O RITUAL DA EXPOSIÇÃO

    Julgamento das Raças:

    Na primeira etapa da exposição as raças são separadas por grupos e cada grupo é examinado separadamente, obedecendo ao seguinte ritual:

    Julgamento das Classes:

    São separadas por sexo, idade,e título. Primeiro são julgadas as fêmeas e depois os machos. O julgamento é dividido nas classes:
  • Classe Filhote – cães de seis meses e um dia a nove meses de idade. Competem ao título de Campeão Filhote (CCF)
  • Classe Jovem – cães de nove meses e um dia a quinze meses. Competem ao título de Campeão Jovem (CCJ)
  • Classe Aberta – destinada a cães com mais de quinze meses, exceto para Campeões Brasileiros de Beleza e Grande Campeão, que na data da exposição tenham mais de quinze meses de idade. Nesta classe podem ser inscritos Campeões de Beleza de outros países e Campeões Internacionais que queiram disputar CAC.

    Concorrem a CACIB:

  • Campeonato – cães que já possuem título de campeão
  • Grande Campeonato – cães que já possuem título de grande campeão

    Julgamento do Melhor da Raça

    De cada classe são escolhidas as melhores fêmeas que concorrem entre si para a escolha da melhor fêmea da raça. O mesmo procedimento vai escolher o melhor macho da raça. Os dois escolhidos concorrem entre si para a escolha de Melhor da raça.
donexpo3

    Julgamento dos Grupos

    Após terem sido escolhidos os melhores de cada raça presente à exposição, os juízes passam para o julgamento dos grupos, ou seja, os melhores de cada raça em cada um dos 11 grupos concorrem entre si e são destacados os quatros melhores de cada grupo.

  • Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros, exceto os Suíços
  • Grupo 2 – Cães do Tipo Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços
  • Grupo 3 – Terrieres
  • Grupo 4 – Dachshundes
  • Grupo 5 – Cães do Tipo Spitz e Primitivos
  • Grupo 6 – Cães do Tipo Sabujo e Rastreadores
  • Grupo 7 – Cães de Aponte
  • Grupo 8 – Cães Levantadores, Recolhedores e de Água
  • Grupo 9 – Cães de Companhia
  • Grupo 10 – Galgos e Raças Assemelhadas
  • Grupo 11 – Cães das raças não reconhecidas pela FCIG

JULGAMENTO DO FINAL DA EXPOSIÇÃO

    É entre os melhores de cada grupo, que é escolhido o Melhor da Exposição ou Best In Show.

CERTIFICADOS

    Paralelamente à escolha do Melhor da Exposição os cães concorrem a ‘certificados’ para obtenção de títulos como ‘Campeão’, ‘Grande Campeão’, etc. Não é obrigatório que o juiz conceda certificados em cada exposição, mesmo que apenas um cão esteja participando.
final

    CCF – Certificado Campeão Filhotes, concedido a filhotes selecionados pelo juiz de 06 (seis) meses e um dia até 09 (nove) meses de idade.
    CCJ – Certificado de Campeão Jovem, concedido a cães selecionados pelo juiz de 09 (nove) meses e um dia até 15 (quinze) meses de idade.CAC – Certificado de Aptidão para Campeão, outorgado a machos e fêmeas de cada raça, vendedores das classes Júnior e Sênior.CGC – Certificado de Grande Campeão, para machos e fêmeas de cada raça, vendedores da classe campeonato. Cada CGC corresponde a uma pontuação que vai de 1 a 5 pontos.CACPAB – Certificado de Aptidão para Campeão Panamericano de Beleza e Grande Campeão Panamericano, concedidos ao melhor macho e melhor fêmea de cada raça.

    CACIB – Certificado de Aptidão a Campeão Internacional de Beleza, outorgado ao melhor macho e melhor fêmea de cada raça, que tenham mais de 15 meses de idade.
É a partir da obtenção destes certificados que os cães adquirem os títulos que ostentam nos pedigrees.

    Campeão Filhote o exemplar que tiver obtido 03 (três) CCF’s devidamente homologados, concedidos por três árbitros diferentes.

    Campeão Jovem o exemplar que tiver obtido 04 (quatro) CCJ’s devidamente homologados, concedidos por quatro árbitros diferentes.

    Campeão – Terem obtido 07 (sete) CAC’s para machos e 05 (cinco) CAC’s para fêmeas, obtidos por árbitros diferentes e 01 (hum) melhor da raça, caso não consiga o “Melhor da raça” deverá obter o dobro dos CAC’S necessários

    Grande Campeão de Beleza, os exemplares detentores de títulos de Campeão de Beleza homologados pela CBKC e portadores de CGC’s , conforme segue:
  1. Machos que já tenham obtido o total de 70 (setenta) pontos de CGC, confirmados e homologados, atribuídos por 05 (cinco) árbitros diferentes.
  2. Fêmeas que já tenham obtido o total de 50 (cinquenta) pontos de CGC confirmados e homologados, atribuídos por 05 (cinco) árbitros diferentes.
  3.  02 (dois) “Melhor da Raça”, sob o julgamento de dois árbitros diferentes, caso não consiga o “Melhor da Raça” deverá obter o dobro dos pontos necessários.
    Campeão Panamericano – será concedido a todo exemplar com mais de (15) quinze meses de idade, que tiver obtido 05 (cinco) CACPAB’s (Certificado de Aptidão a Campeonato Panamericano de Beleza) para macho e 04 (quatro) para fêmea, concedidos por juizes diferentes, sendo, pelo menos, um deles não brasileiro, por requerimento do proprietário anexando os CACPAB’s para a devida homologação e emissão do título mediante pagamento da taxa correspondente.

    Grande Campeão Panamericano – exemplares detentores do título de Campeão Panamericano de Beleza homologados pela CBKC e portadores de 10 (dez) CACPAB’s para macho e 08 (oito) para fêmea, concedidos por árbitros diferentes sendo necessariamente 03 (três) deles não brasileiros.

    Campeão Internacional – Para este título são necessários 4 Certificados de Campeão Internacional de Beleza (CACIB), dados por juízes de diferentes países sendo um Brasileiro e entre o primeiro e último CACIB deverá ter decorrido mais de 12 (doze) meses.. O cão deverá ter 15 (quinze) meses é 1 (um) dia para obtenção deste certificado.

    Jovem Vencedor Nacional – Tem direito o exemplar que conquistar 03 (três) classificações de Melhor Jovem da Exposição em 03 (três) exposições formais julgadas por árbitros diferentes e em 03 (três) diferentes Estados da Federação.

    Grande Vencedor Nacional – Tem direito a este título cães vencedores de 4 (três) Exposições Best in Show (BIS) ganhos em diferentes Estados, dados por árbitros diferentes.

    Observação: Para a Homologação de todos os títulos conquistados nas exposições (exceto para filhotes) é exigida a Microchipagem e a apresentação do comprovante da mesma no ato da Homologação.
, 30/08/2017

Entre em contato